domingo, 26 de outubro de 2014

O projecto Felicidade...

Gretchen Rubin - The Happiness Project (edição em Português pela editora estrela polar), este ano quando fiz 29 anos uma das minhas melhores amigas ofereceu-me este livro porque segundo ela eu sou uma das pessoas mais felizes que ela conhece e de certeza que ia apreciar a leitura. 

Confesso que tive bastantes dúvidas em relação a isso porque não é o meu género de leitura e parecia-me um daqueles livros de auto-ajuda que se compram por aí. No entanto comecei a reparar que quando viajava (avião, metro, comboio…) havia um enorme numero de pessoas com o livro na mão e decidi dar-lhe uma oportunidade. 

O primeiro capitulo foi um bocadinho aborrecido mas deu para compreender que havia alguma possibilidade de eu vir a gostar da leitura e depois do final do segundo capitulo estava completamente envolvida na aventura da Gretchen em explorar possibilidades de ser ainda mais feliz. O livro está divido em 12 meses, a autora conta a história do projecto felicidade dela durante um ano e cada capitulo é uma aventura diferente com diferentes objectivos, para mim os primeiros capítulos e os últimos são os mais interessantes, algures pelo meio senti-me um bocadinho "ensonada" mas também pode ter sido da gripe que se apoderou de mim. 

Independentemente de tudo o resto e mesmo que metade dos tópicos que ela explorou serem senso comum para mim, que como a minha amiga disse e muito bem, sou uma pessoa bastante feliz e faço por isso, acho que me senti inspirada em tentar algo parecido… a ver vamos. 

Nota: 4/5


Sinopse:

Numa tarde chuvosa, a advogada americana Gretchen Rubin teve uma revelação no mais improvável dos lugares: um autocarro urbano: «Os dias são longos, mas os anos são curtos. O tempo está a passar, e eu não me estou a concentrar suficientemente nas coisas realmente importantes.» Resolveu, então dedicar-se ao seu «projecto felicidade»: durante um ano, fez tudo aquilo que os livros, revistas, pesquisas e mestres pregavam como os verdadeiros conceitos de felicidade. Desde Plutarco aos pensamentos de Buda, de Epicuro a Thoreau, de Oprah a Martin Seligman e do Dalai Lama às ideias e aos preceitos mais banais dos livros de auto-ajuda. E resolveu relatar, com rigor de cientista, aquilo que funcionava (ou não) para ela no seu blogue. Durante a experiência, arrumou os armários, cantou de manhã e deixou de implicar (tanto) com o marido. As suas conclusões são por vezes óbvias, por vezes surpreendentes, aparentemente simples, nem sempre fáceis. O blogue acabou por se transformar neste livro. Continua, no entanto, em actividade. Se domina o inglês, experimente visitá-lo. Ou comece o seu! Escrito com charme e humor, o "Projecto Felicidade" é esclarecedor, divertido e de leitura compulsiva.

XOXO S.

P.S. Link para o blogue da autora aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário